O blog Tuntum news entrevistou na última segunda-feira (3), o ex-governador e deputado federal eleito, José Reinaldo Tavares.
Zé Reinaldo Tavares, que falou sobre suas pretensões, sobre as escolhas do Flávio Dino para compor o governo e sobre Tuntum onde proporcionalmente teve sua maior votação.
Veja a entrevista do deputado Zé Reinaldo ao blog do Pedro Jorge o Tuntum News.
PJ- Deputado muito se falou no seu nome para compor o governo, ainda há esta possibilidade?
ZR- Não nunca teve essa possibilidade, fui eleito para ir pro Congresso Nacional, e é lá, que o Flávio está precisando de apoio, eu acho que nós temos uma missão muito importante a cumprir, e essa delegação que o povo me deu, eu vou exercer a favor do Maranhão a favor do governo do Flávio e em favor daqueles que votaram em mim. Meu destino é ir pra Brasília e exercer meu mandato de Deputado Federal.
PJ- Qual o balanço que o senhor faz da escolha do secretariado do governador eleito Flavio Dino?
ZR- Eu acho que o Flávio tem feito um trabalho extraordinário de composição de governo, ele tem feito gradualmente, não tem perdido tempo, tem analisado, diversos nomes, e o resultado é que a população, a sociedade toda vem recebendo muito bem, todas as indicações que ele esta fazendo. O que há é uma certeza que o governo será um governo de renovação de mudança, de gente nova e tem todas as condições técnicas de cumprir o programa de governo que o Flávio vem traçando desde a campanha, eu acho que o Flávio ta indo no caminho certo, não a reparo nenhum, os nomes são de agrado da população, eu acho então que ele esta fazendo tudo bem feito, esta começando bem o Flávio.
PJ- O maranhense te em Flavio Dino sua ultima esperança. O que o governador eleito pode fazer para realizar um governo para todos maranhense?
ZR- Bem, a uma esperança muito grande no Flávio Dino, e ele preparou um plano de governo, que ele obteve das discussões, dos diálogos, ao longo da campanha, de forma que ele hoje tem uma boa definição do que o povo quer, e basicamente o povo quer, que os serviços funcionem bem, tanto a educação saúde, segurança por exemplo, como a questão do trabalho, a questão do emprego, a questão da pobreza, e o Flávio ta empenhado, em transformar vários órgãos, em programas para que possam fazer programas de preparação para trabalhos, das pessoas ele vai ter um trabalho muito forte nesse sentido, e fazer aquilo que ele chama, o comunista que vai da um choque de capitalismo, eu acho que ele tem todas as condições de atrair as empresas pra cá, de criar empregos, questões fundamentais que o Maranhão possui como o porto, que precisa ser realmente bem explorado em favor do estado que não é na verdade, o único grande porto mundial que não traduz isso em desenvolvimento para o estado, não contribui em praticamente nada para o desenvolvimento do estado, isso tem quer mudar. A questão do gás, que não pode gerar apenas energia termelétrica, que o maranhão não esta precisando de energia, mais que o gás tem que ser usado para atrair empresas, pra criar empregos e eu acho que o Flávio esta muito focado nesse sentido. Eu vejo com muita certeza que o governo do Flávio, vai ser um governo renovador, vai trazer pratica novas, pela confiabilidade que ele passa ele vai conseguir atrair capitais, e empresas pra cá, e se preparar bem a mão de obra, nós vamos começar realmente a sair da pobreza, porque no Maranhão a questão da educação por exemplo é uma questão fundamental, á uma escolaridade média, mais baixa do pais, ainda muito analfabetismo, o trabalho do Flávio é um trabalho que tem que ser estendido a todas as áreas do governo, mais o combate a pobreza, é a nave mestra do governo, e a atração de capitais e criação de empregos no Maranhão.
PJ- O senhor foi votado em 214 municípios e em Tuntum o senhor teve proporcionalmente sua maior votação com 42% dos votos locais. Quais seus planos para Tuntum?
ZR- Os meus planos vão ser, divididos com a população de Tuntum, já combinei com o Tema, eu vou voltar lá pra nos discutirmos, qual a linha que Tuntum quer seguir dentro do governo do Flávio, e também no governo federal, e eu também tenho uma idéia, conheço bastante, mas é preciso que a gente discuta isso inteiramente lá em Tuntum, a gente ver obviamente, o centro de imagem que ta fechado, a questão do hospital, que é um hospital de referencia que ta praticamente desativado pois o Estado não passa os recursos para o município, só uma pequena parcela, tem questões fundamentais ali, e o problema da água que precisa ser resolvido, nos temos ali a barragem rio flores, que pode ser canalizado, que pode resolver definitivamente esse problema, mas eu serei um soldado dos meus amigos de Tuntum e vou trabalhar de acordo com os desejos da população.