Não é de hoje que a imprensa no mundo todo sofre ameaças de censura, quem faz parte da imprensa maranhense sabe que tecer críticas a gestores é sinônimo de ameaças de todo o tipo na intenção de parar o trabalho feito por profissionais.
A Supervisora Administrativa – SAD da Unidade Gestora de Administração, Logística e Inovação Penitenciária da SEAP, KELLY SAMARA, reagiu de forma intimidatória, através de NOTIFICAÇÃO EXTRAJUDICIAL, a publicação da notícia de possíveis irregularidades administrativas veiculadas neste Blog, na última sexta-feira (14).
Primeiramente, há de se ressaltar que em nenhum momento este Blog afirmou serem verdadeiras as acusações, apenas noticiou a ocorrência, até porque há prévia necessidade de investigação para apuração da materialidade dos fatos e sua autoria antes de imputá-los a quem quer que seja.
A liberdade de expressão é a cerne do pensamento plural-democrático, não estamos aqui para suscitar conflitos ilógicos, ou erigir constrangimento mediante degradação da personalidade alheia, desde já, sinalizamos nos comprometer com o mais puro jornalismo, livre de qualquer parcialidade decorrente do embate de egos.
O jornalismo é essencial para a administração da justiça e do devido equilíbrio institucional, inclusive contra atos autoritários e de ingerência.
Cumpre ressaltar, que o teor da notificação é ilegítimo, e, diga-se de passagem, contra a dignidade da jornalista, uma vez que se trata de uma alusão coercitiva ao livre exercício da profissão, isso não será tolerado no atual regime democrático que desfrutamos.
Os crimes imputados a este blog, além de pretensão falaciosa, uma vez que não se põe na adequação típica dos crimes mencionados, receio se tratarem de aparente tentativa de intimidação.
No mais, rogamos para que os fatos sejam efetivamente esclarecidos, através de processo de sindicância e que o resultado possa ser publicado neste portal para a promoção do efetivo controle social do órgão público.
Veja abaixo a íntegra da Notificação Extrajudicial