Circular pelas rodovias federais do Maranhão tem sido tarefa complicada. Pavimentação inadequada, buracos, falta de sinalização e perigo desafiam motoristas a uma constante luta pela sobrevivência a cada viagem percorrida.
Algumas pesquisas conseguem dar a dimensão do problema. De acordo com um levantamento da Confederação Nacional de Transporte (CNT) aponta que o Maranhão possui 213 pontos críticos, correspondentes a 26,7% de todo o país.
E a falta de investimentos nas rodovias só piora a situação. Essa realidade já é vivenciada há anos pela população, e nada mudou. Segundo informações, o DNIT prometeu a recuperação das rodovias, mas as obras nunca foram concluídas.
Em discurso na tribuna, ainda no ano de 2019, o deputado estadual Vinícius Louro, chegou a fazer cobranças ao superintendente Regional do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT), Glauco Henrique.
“Como é que milhões de reais caem nessas empresas para construírem estradas federais no Maranhão e as mesmas não prestam? Será que está havendo rateamento desse recurso que vem para cá?”, questionou.
Inclusive, o Superintendente do DNIT no Maranhão chegou a ser convidado pela Assembleia Legislativa para dar explicações sobre as obras nas estradas, mas não compareceu a “Casa do Povo”.
O mais irônico é que, as mesmas pessoas que administravam o DNIT no governo Lula e Dilma, continuam administrando no governo Bolsonaro.