Ellen Nascimento

Blog Jornalístico

Rubens Jr propõe criação de Universidade da Baixada Maranhense

O vice-líder do PCdoB em Brasília, Rubens Pereira Jr (MA), apresentou à Câmara a proposta de criação da Universidade Federal da Baixada Maranhense (UFBAM). O projeto de lei ganhou a numeração 3066/2015 e terá tramitação no Congresso Nacional.

“A mesorregião engloba um quantitativo de 21 municípios, com uma população estimada em 1.000.000 habitantes – o que corresponde a um quarto da população maranhense, e não conta com nenhuma Universidade Federal a atender a essa demanda populacional”, afirma o parlamentar em seu projeto.

Rubens Pereira Jr.

Rubens ressalta que a região possui um imenso potencial hídrico, que pode desenvolver tanto a indústria pesqueira, quanto a instalação de qualquer outra indústria. “Essas políticas de desenvolvimento são necessárias a uma região com um dos menores IDHs (Índice de Desenvolvimento Humano) do Brasil e a criação de uma universidade federal tem papel central”, afirmou. “É grave a inexistência de uma Universidade Federal com potencial de formação humanística e técnica que possibilitem com que esses potenciais se desenvolvam, gerando assim emprego e renda o que indubitavelmente mudará substancialmente a situação sócioeconômica, desfavorável, das populações abrangidas”.

Outras universidades no Maranhão

A Comissão de Trabalho, Administração e Serviço Público da Câmara dos Deputados já aprovou projetos do deputado federal Rubens Jr (PCdoB-MA) para criação da Universidade Federal do Leste Maranhense e a Universidade Federal do Oeste Maranhense. Os projetos, de número 178 e 179 de 2015, foram aprovados por unanimidade, com parecer favorável do relator Daniel Almeida (PCdoB-BA) em ambos.

Em fevereiro, Rubens Jr apresentou projetos para criação da UFLEMA (Universidade Federal Leste Maranhense), na região de Caxias, e a UFOMA (Universidade Federal do Oeste do Maranhão), na região de Imperatriz.

“São regiões que são pólos econômicos pungentes do Maranhão, que vêm se desenvolvendo, mas que têm esse desenvolvimento socioeconômico de certa forma tolhido exatamente pela inexistência de Universidades Federais, que capacitem com qualidade e técnica aprimoradas essa imensa parcela da população maranhense”, afirmou o vice-líder do PCdoB, Rubens Jr.

O deputado maranhense lembra que a região do Leste Maranhense compreende 44 municípios, com população estimada de 1,6 milhão; já a região que seria compreendida pela UFOMA comporta 52 municípios,com uma população estimada em 1.400.000 habitantes – o que corresponde a quase um terço da população maranhense.

Deixe seu comentário