Do G1 MA
Vai ser lançado na quinta-feira (23), no Salão Nobre do Palácio da Justiça, no Centro da capital maranhense, o projeto “Aprendendo com Maria da Penha no Cotidiano”. O evento que tem a colaboração do Tribunal de Justiça do Maranhão (TJMA), da Corregedoria Geral da Justiça (CGJ), e também da Coordenadoria Estadual da Mulher em Situação de Violência Doméstica e familiar (CEM) visa prevenir por meio de atividades e palestras o combate à violência contra a mulher no meio doméstico.
Durante todo o encontro serão debatidos assuntos relacionados à condição da mulher após a criação da Lei Maria da Penha (Lei número 11.340/2006), que tem como principal objetivo proteger a imagem física e psicológica do sexo feminino por meio do aumento do rigor nas punições aos homens.
Além das discussões, o projeto também irá promover durante todo o dia projeção de vídeos e realização de oficinas sociais em associações de bairros, sindicatos, igrejas, escolas e universidades.
Atualmente, o estado do Maranhão tem ocupado a décima posição no ranking nacional no que diz respeito ao número de denúncias de violência contra a figura da mulher.