Há 6 dias, profissionais da educação do município de Monção, a 244 km de São Luís, ocupam o prédio da prefeitura, em protesto contra desatualização dos salários. De acordo com um dos coordenadores da manifestação, os professores estão cobrando direitos como reajuste salarial de 12,84%, que segundo eles deveria ter sido pago desde o ano de 2020 e até agora não foi cumprido.
“Aguardamos um reajuste de 12,84% determinado pelo Governo Federal desde o início de 2020 e que não foi cumprido. Além do piso, estamos cobrando, por exemplo, promoções, titulações (plano de cargos e carreiras) que não são pagas no município. Alguns esperando há mais de três, quatro anos e a gente não tem uma resposta da administração”, explicou Antônio Carlos.
Os profissionais cobram também melhores condições de trabalho para os professores e melhor estrutura para os alunos. De acordo com a categoria a maioria dos prédios se encontra em péssimas condições estruturais.
Os docentes presentes no protesto alertaram, ainda, sobre o assédio moral que eles têm enfrentado, principalmente durante o período de aulas remotas.
“Somos nós que temos que comprar celular, pacote de internet, computador, para conseguir ministrar as aulas de forma remota, destacou o professor Carlos.
Segundo os professores da rede municipal, até o momento eles não obtiveram nenhum retorno da prefeita, Claudia Silva (PL).
Os manifestantes afirmam que só desocuparão o local depois que a prefeita reabrir as rodadas de negociações com a categoria.
“A mobilização deve continuar até a prefeita convocar os líderes do movimento para uma reunião”, disse uma das responsáveis pela manifestação.
A titular do blog entrou em contato com a assessoria de comunicação da prefeitura, mas não obteve resposta até o fechamento desta matéria.
👏👏👏👏👏muito Obgda pelo matéria.Ficou excelente!