A operação de fiscalização e policiamento da Polícia Rodoviária Federal (PRF) durante o feriado de Corpus Christi 2015 terá início nesta quarta-feira (3). De acordo com a corporação, até a meia noite de domingo (7), serão desenvolvidas ações para garantir a fluidez do tráfego, prevenir e diminuir acidentes e combater as infrações de trânsito.
Os motoristas de veículos de cargas com dimensões excedentes (bitrem, rodotrem, cegonheiras, CTV’s) devem redobrar a atenção ao período de restrição. Na quarta-feira, estes veículos não podem circular das 16h às 24h; na quinta-feira, das 6h às 12h e na sexta-feira das 16h às 24h.
Esta medida foi adotada visando reduzir o risco nas ultrapassagens em horários de maior movimento, facilitando o fluxo dos veículos de menor porte e mais ágeis.
O motorista que descumprir a determinação será multado pela PRF. A infração é média, gera multa de R$ 85,13, com 4 pontos na CNH. Além disso, o condutor será obrigado a permanecer com o veículo estacionado até o final do horário de restrição.
O objetivo da operação é impedir os comportamentos de risco como: os excessos de velocidade, dirigir sob efeito de álcool e ultrapassagens proibidas. O cidadão que presenciar alguma situação que exponha a risco de acidentes, pode ligar gratuitamente para o número 191 e denunciar, colaborando para a diminuição da violência no trânsito.