“Ninguém é igual a ninguém, ainda bem”. Com essa mensagem, a Prefeitura de São Luís, por meio da Secretaria Municipal de Educação (Semed), promoveu nesta segunda-feira (02) uma programação especial de atividades alusivas ao Dia Mundial de Conscientização sobre Autismo. A ação, realizada em escolas da rede municipal, integra as atividades desenvolvidas na gestão do prefeito Edivaldo na área da Educação Especial, que, nos últimos anos teve um aumento significativo na oferta de serviços e acesso de crianças com deficiência ou altas habilidades.
A ação de sensibilização nas escolas foi desenvolvida por meio de atividades lúdicas como teatrinho de fantoche, rodas de contação de história, brincadeiras, apresentações de vídeos educativos, palestras, entre outras atividades abordando o tema. A programação contou ainda com encontro de pais para esclarecimento dos direitos dos alunos que têm Transtornos de Espectro Autista (TEA).
Atualmente, a rede municipal conta com mais de 60 escolas equipadas com salas de recursos – cerca de 140 salas – para atender também os alunos com TEA. Nas salas especializadas de recursos é desenvolvido um trabalho educativo diferenciado com o apoio de professores, com a finalidade de estimular o estudante nas áreas que ele tem mais necessidade, de forma que ele desenvolva habilidades que possam lhe possibilitar um desenvolvimento maior na sala comum. Ao todo são assistidos nas salas de recursos mais de mil estudantes com deficiência, destes mais de 300 autistas.
EDUCAÇÃO ESPECIAL
Diversos serviços e ações têm sido desenvolvidos na rede municipal de ensino, voltados ao desenvolvimento dos alunos com deficiência. As ações são executadas pela Semed, por meio da Superintendência da Área de Educação Especial. Além de crianças com autismo, os investimentos da Prefeitura na área beneficiam alunos com surdez, síndrome de Down e outros problemas de neurodesenvolvimento.
Segundo a superintendente da área de Educação Especial da Semed, Dalvina Aires, as escolas da rede municipal disponibilizam ainda o serviço de acompanhamento itinerante. “Trata-se de um projeto voltado para alunos autistas que apresentam grau mais severo do problema. Por meio desta ação, oportunizamos a esses estudantes frequentarem por mais tempo as salas de recurso”, explica a superintendente.
Nas salas especializadas de recursos é desenvolvido um trabalho educativo diferenciado com o apoio de professores capacitados em Educação Especial. Disponibilizam ainda intérpretes de Libras e cuidadores capacitados para atender crianças com deficiência. Todas as ações integram a Política Nacional de Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva.
O projeto visa estimular o estudante nas áreas que ele tenha mais necessidade, de forma que possa desenvolver suas habilidades e possibilitar a esses alunos um desenvolvimento maior na sala comum.
O atendimento aos alunos com TEA em grau mais elevado do transtorno já está sendo desenvolvido de forma experimental em duas escolas da rede: as U.E.Bs. Neiva Moreira e Nossa Senhora Aparecida, ambas do Núcleo Turu-Bequimão. A ação foi um dos projetos que tiveram origem nos cursos de formação oferecidos semestralmente pela Prefeitura.
CENTRO-DIA
Além da oferta de serviços voltados a esse público na área educacional, a Prefeitura disponibiliza ainda serviços no setor da assistência social, realizados no Centro-Dia Adulto que faz atendimento a pessoas com autismo e também no Centro-Dia Infantil – Serviço Especializado da Assistência Social para Pessoas com Deficiência, voltado ao atendimento de crianças de 0 a 6 anos com deficiência. Ambos localizados na Cidade Operária.
O Centro-Dia Infantil presta atendimento prioritário aos pequeninos nascidos com microcefalia e outras deficiências associadas, como o autismo, por exemplo. O espaço disponibiliza atividades desenvolvidas por uma equipe multidisciplinar, capacitada e diferenciada, composto de assistentes sociais, psicólogos, terapeutas ocupacionais, profissionais da competência da Assistência Social, além de cuidadores e auxiliares de cuidadores.
O serviço do Centro-Dia é executado pelo Centro Educacional São José Operário, sendo referência nacional na área. O Centro-Dia também serve como espaço de capacitação técnica na área.
SAIBA MAIS
O Dia Mundial de Conscientização sobre Autismo foi criado pela Organização das Nações Unidas (ONU), em 18 de Dezembro de 2007, com o intuito de alertar as sociedades e governantes sobre esta doença, contribuindo para derrubar preconceitos e prestar esclarecimentos sobre o transtorno que afeta cerca de 70 milhões de pessoas em todo o mundo.
Belo trabalho da prefeitura ensinar atravez das brincadeiras e palestras essas crianças, ajudar no desenvolvimento dos alunos especiais.
Parabens a prefeitura por demontrar atenção e um carinho por essas crianças