Com o objetivo de prosseguir com as ações de prevenção aos alagamentos na cidade, a Prefeitura de São Luís tem intensificado os trabalhos de desobstrução de bueiros e galerias em diversos bairros da capital. Executados pela Secretaria Municipal de Obras e Serviços Públicos (Semosp), os serviços já contemplaram bairros como Coroado, Vicente Fialho, Turu, Renascença, Bairro de Fátima, Cohab e Cohatrac. Na última sexta-feira (12), as ações chegaram à Avenida João Pessoa, no Filipinho.
O secretário municipal de Obras e Serviços Públicos, Antonio Araujo, destacou que os trabalhos preventivos, realizados de forma contínua, foram intensificados desde os últimos meses do ano passado. “A limpeza é uma das prioridades da gestão do prefeito Edivaldo, tendo em vista os benefícios que essa ação, realizada de forma eficaz, traz para as pessoas. Nosso objetivo com ações como essa de limpeza de galerias é reduzir os pontos de alagamento pela cidade e, consequentemente, favorecer a população”, disse o secretário.
Na limpeza de bueiros e galerias, a Semosp utiliza o caminhão hidrojato, eficaz no desentupimento de rede águas pluviais. Entre as vantagens do uso do caminhão estão o baixo custo operacional e a alta eficiência. A desobstrução das galerias com a remoção dos resíduos favorece o escoamento adequado das águas da chuva, reduzindo, assim, a incidência de alagamentos pela cidade, favorecendo especialmente a mobilidade dos cidadãos ludovicenses durante o período chuvoso.
LIMPEZA
O objetivo dos serviços de desobstrução de galerias é retirar areia, lixo e outros tipos de resíduos que se acumulam nesses locais, principalmente por conta do descarte irregular de resíduos sólidos nas vias públicas. Para combater a prática do descarte incorreto, a Prefeitura de São Luís mantém, de forma regular, a coleta domiciliar, executada pelo Comitê Gestor de Limpeza Urbana. No Filipinho, o recolhimento acontece todas as segundas, quartas e sextas, no período diurno.
Além da coleta domiciliar, os moradores contam com pontos específicos para eliminação adequada dos resíduos sólidos como, por exemplo, entulhos da construção civil, utensílios domésticos e móveis velhos. O Ecoponto mais próximo do Filipinho está localizado na Avenida dos Africanos, no Parque Amazonas. Aliados às demais iniciativas de limpeza da cidade, os Ecopontos, distribuídos de forma estratégica pela capital, visam contribuir para a proteção da saúde pública e para a qualidade ambiental. Atualmente são oito equipamentos em funcionamento.
OUTRAS AÇÕES
Além da desobstrução de bueiros e galerias, a Prefeitura de São Luís executa atividades como limpeza de canais e serviços de drenagem superficial e profunda em diversos bairros da cidade. A desobstrução dos canais é realizada de forma mecanizada por meio de retroescavadeiras e já beneficiou bairros como o São Cristóvão, com a limpeza do canal localizado ao final da Avenida 2, e no canal afluente do Rio Paciência, nas proximidades da Universidade Estadual do Maranhão (Uema).
Parabéns, tem feito um ótimo trabalho.
Muito bom, precisavamos