Ellen Nascimento

Blog Jornalístico

Prefeitura de São Luís disponibilizará Vacina Tríplice Acelular para gestantes

A Vacina Tríplice Acelular (DTPa), estará disponível a partir da próxima semana nas unidades de assistência da rede municipal de saúde. A vacina deve ser administrada em grávidas entre a 27ª e 36a semana de gestação, que podem recebê-la até 20 dias antes da data provável do parto.

O objetivo da aplicação da vacina é proteger a gestante contra a coqueluche e possibilitar a transferência transplancentária dos anticorpos para o feto, resultando na proteção do recém-nascido, nos primeiros meses de vida, quando a criança ainda não teve a oportunidade de completar o esquema da vacinação recomendado pelo Ministério da Saúde”, explicou a coordenadora de Imunização da Secretaria Municipal de Saúde  (Semus),  Doralina Marques de Almeida.

A vacinação durante uma gravidez não manterá alto nível de anticorpos protetores em gestações subsequentes, sendo assim, a DTPa deve ser administrada a cada gestação considerando que os anticorpos possuem curta duração.

Pelo calendário de vacinação para crianças, a DTPa é administrada para o público com até 6 anos de idade, sendo três doses no primeiro ano de vida – aos dois, quatro e seis meses – seguidos de dois reforços, o primeiro quando a criança chega a um ano e três meses e o segundo reforço aos 4 anos. A DTPa é considerada uma vacina inativada e, portanto, não oferece riscos para a gestante e para o feto, conforme especialistas.

 

 

 

Deixe seu comentário