A Prefeitura de São Luís, por meio das Secretarias Municipais de Saúde (Semus) e de Educação (Semed), lançou na última segunda-feira (8), na Unidade de Educação Básica (U.E.B.) Olinda Desterro, no Vicente Fialho, o projeto Samu nas Escolas (Samuzinho). O objetivo da iniciativa é repassar a estudantes informações sobre primeiros socorros, e conscientizar para a importância da correta utilização do Serviço Móvel de Atendimento de Urgência (Samu).
Durante as atividades, realizadas na unidade escolar, uma técnica do Samu, com auxílio de boneco próprio para demonstração, orientou sobre como prestar socorro à vítima em situação de urgência, aumentando as possibilidades de êxito no atendimento. O trabalho foi feito com adolescentes do 6º ao 9º ano do Ensino Fundamental.
A secretária municipal de saúde, Helena Duailibe, participou do lançamento do Samu nas Escolas e destacou a importância do projeto. “As orientações voltadas ao atendimento em primeiros socorros, em situações específicas e extremas, deixam essas crianças preparadas para agir – e quem sabe – até salvar uma vida. Além disso, elas passam a entender porque não se deve brincar com o trabalho do Samu e isso desestimula os trotes”, destacou.
O diretor do Samu, José Sales, ressaltou a capacitação recebida pelas telefonistas do serviço para diferenciarem as ligações feitas por crianças para a central. “A Prefeitura investiu nesse treinamento porque o atendente precisa saber quando a criança que telefonou para o 192 está salvando uma vida e quando – infelizmente – está apenas prejudicando o atendimento”, afirmou.
Após a capacitação, os alunos receberam certificados. A próxima atividade do projeto Samu nas Escolas vai ocorrer na U.E.B. Rubem Goulart, na Cohab Anil III, no próximo dia 15 deste mês, a partir das 14h. No dia 22, o projeto Samu nas Escolas vai passar pela U.E.B. Henrique de La Roque Almeida, na Vila Embratel.