Ellen Nascimento

Blog Jornalístico

Prefeitura convoca pessoas de grupos prioritários que ainda não se vacinaram contra a gripe

16800_img_4684

Na reta final da Campanha de Vacinação contra a gripe, a Prefeitura de São Luís, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (Semus), convoca as pessoas que integram os grupos prioritários da imunização e que ainda não foram vacinadas para tomarem a vacina nos postos de saúde da capital maranhense.

A campanha encerra nesta sexta-feira (20) e o esforço das equipes de vacinação será concentrado na imunização de crianças na faixa etária de zero a cinco anos, idosos a partir dos 60 anos e gestantes, grupos prioritários que ainda precisam ir às unidades de saúde tomar a vacina que protege contra três tipos de vírus da gripe (A/H1N1, A/H3N2 e Influenza B).

A secretária municipal de Saúde, Helena Duailibe diz que a meta deve ser alcançada até o último dia da campanha e lembra que o estoque de vacinas é suficiente para atender à demanda. “O prefeito Edivaldo convoca todos os grupos prioritários para se vacinarem. Todos os postos estão abastecidos e estamos utilizando as equipes de Saúde da Família para buscar ativamente o restante do público-alvo ainda não imunizado”, afirma.

META

A campanha começou no dia 30 de abril e, de acordo com a Semus, 76,55% do público-alvo já foi imunizado, tendo sido aplicadas 144.914 doses de vacina contra a gripe dentro da capital maranhense. A meta estabelecida pelo Ministério da Saúde, no entanto, é chegar ao percentual de 80% dos grupos prioritários.

Os números parciais divulgados pela Semus mostram que a maior adesão à campanha foi por parte das puérperas (mulheres que deram à luz recentemente), com uma cobertura de 105,44%; e entre os trabalhadores da saúde a meta também já foi atingida.

Quem ainda não se vacinou e está no grupo prioritário tem até a próxima sexta-feira para se imunizar contra a influenza. Basta ir a um dos postos de vacinação da rede municipal levando cartão de vacinação ou cartão da gestante.

Deixe seu comentário