Ellen Nascimento

Blog Jornalístico

Prefeitura apresenta São João de São Luís em ação no Mercado Municipal de São Paulo

Visitantes do Mercado Municipal de São Paulo se encantaram com riqueza cultural de São Luís.

O São João de São Luís é considerado uma das maiores festas populares do Brasil. E foi para apresentar aos moradores e visitantes da maior cidade do país, São Paulo, que a Prefeitura de São Luís levou ao Mercado Municipal, um dos pontos turísticos mais importantes daquela cidade, as cores, sabores e sons dos festejos juninos da capital. A ação, que integra a política pública de valorização da cultura ludovicense e de fomento ao turismo implantada na gestão do prefeito Edivaldo, teve início nesta terça-feira (3) e prosseguirá até quinta-feira (5), das 10h30 às 13h.

“É uma ação que segue a orientação do prefeito Edivaldo e de forma muito eficaz atinge muitas pessoas. As nossas pesquisas apontam que São Paulo é o estado que mais envia turistas para a nossa cidade e aqui temos a oportunidade de apresentar toda a nossa riqueza e beleza dos festejos juninos de São Luís”, explica a secretária de Turismo, Socorro Araújo.

Ao som do bumba meu boi, tambor de crioula e reggae, os visitantes do Mercadão poderão conhecer personagens célebres da cultura maranhense como as coreiras, cazumbas e pregoeiro. Também Catarina Mina, uma ex-escrava que comprou sua liberdade e se tornou rica em um período que os portugueses dominavam a antiga São Luís, está caracterizada na ação que apresenta ao público a riqueza da Ilha do Amor. A sonoridade local está a cargo do grupo Batuques do Maranhão, que levou no repertório as músicas que embalam o São João de São Luís.

Para o paulista Pedro Alencar, a ação conseguiu atingir o objetivo de deixar todos com vontade de conhecer São Luís. “Tudo que vi aqui hoje é lindo. As músicas são animadas, a comida é diferente e muito saborosa, sem falar nas danças, que chamam a atenção”, afirmou.

O bumba meu boi é o carro-chefe do São João de São Luís. São mais de 100 grupos subdivididos no que o maranhense denomina de ‘sotaque’, que envolve variações de ritmos, indumentária e instrumentos musicais. Um dos principais sotaques é o de matraca, instrumento muito popular no Maranhão, e é justamente ela que é oferecida como brinde na ação para todos que seguirem os perfis do ‘Turismo São Luís’ e postarem fotos nas redes sociais.

Brenda Figueirêdo é de Minas Gerais e está de férias em São Paulo. Ao passar pelo Mercadão, se surpreendeu com a apresentação. “Lindo! Adorei as cores, a vibração do maranhense. E no São João tem muito mais pessoas se apresentando, deve ser maravilhoso”, disse Brenda.

Na ocasião, os turistas puderam ainda conhecer algumas lendas ligadas ao São João, como a história do escravo Pai Francisco que para satisfazer a sua mulher Catirina, grávida e com desejo de comer língua de boi, mata o novilho Mimoso, o mais querido do seu senhor. Ao ser descoberto, Pai Francisco foge com a mulher, mas é preso e finalmente libertado quando feiticeiros conseguem, por meio de rituais mágicos, ressuscitar o animal.

Também foram apresentadas as danças típicas como tambor de crioula, cacuriá, dança do coco, bambaê de caixa, dança do lelê, dança portuguesa e dança do boiadeiro, por exemplo. E claro que a culinária não poderia ficar de fora e os turistas podem degustar o tradicional arroz de cuxá, o Guaraná Jesus e o suco de bacuri, entre outras guloseimas.

2 Responses

  1. raissa disse:

    Nosso são joao está sendo bem divulgado e vai ser um sucesso

  2. pedro disse:

    Bom trabalho da prefeitura,mostrar nosso São João que é uma das maiores festas populares do Brasil.

Deixe seu comentário