Ellen Nascimento

Blog Jornalístico

Prefeito Edivaldo reestrutura Cemarc e promove resultados positivos no atendimento à população

As melhorias implementadas pela gestão do prefeito Edivaldo para proporcionar uma nova dinâmica de atendimento à população na Central de Marcação de Consultas e Exames (Cemarc) já começaram a render resultados positivos, mudando significativamente a realidade de um setor da saúde tido como um dos maiores gargalos na área. Com as novas medidas adotadas, o município aumentou em mais de 80% o número de vagas para procedimentos médicos especializados, só este ano. Umas das ações que contribuíram para isso foi o fim da semana de marcação de consultas, que concentrava os agendamentos em apenas cinco dias úteis do mês.

Desde o início do mês de julho a marcação pode ser realizada em qualquer dia, em uma das 23 unidades de marcação, não necessitando mais esperar pelo início de cada mês para realizar seu agendamento. “A modernização e melhoria do atendimento na Cemarc integra as ações desenvolvidas em nossa gestão para garantir um serviço de qualidade à população. Vamos continuar trabalhando para avançar cada vez mais e atender as demandas da população melhorando o atendimento e a infraestrutura da nossa rede de saúde”, destacou o prefeito Edivaldo

Otimizar o atendimento na Central de Marcação de Consultas é uma prioridade de gestão do prefeito Edivaldo, que não tem medido esforços para garantir à população a oferta de mais serviços especializados de saúde, com muito mais rapidez e humanização. “O processo de melhoria do setor vem sendo implementado com muito planejamento e seriedade, e os resultados já podem ser observados pela população, que chega ao local e sai de lá com seu procedimento agendado. Dessa forma, conseguimos superar problemas históricos na área, reduzindo as filas e o tempo de espera por atendimento”, afirmou o titular da Secretaria Municipal de Saúde (Semus), Lula Fylho, destacando ainda que o novo serviço também acabou com a sistemática de senhas de pré-agendamentos, que fazia com que as pessoas perdessem muito tempo à espera do serviço, causando tumultos nos pontos de marcação.

Com a reestruturação da sistemática de agendamento, que proporcionou uma dinâmica muito mais rápida e eficaz para a marcação de procedimentos médicos especializados, o município conseguiu também outros feitos nunca antes observados, como zerar as filas para alguns procedimentos. A fila para marcação de exames de ressonância magnética, por exemplo, é uma delas. Atualmente, a pessoa chega à Cemarc e já sai com o procedimento agendamento, sem precisar enfrentar mais a longa espera para conseguir fazer esse que é um dos exames mais procurados pela população.

Além da ressonância magnética, também houve aumento na oferta de exames de tomografia computadorizada que, agora, também já são marcados para serem realizados dentro do próprio mês em que o paciente agendou, contrariamente ao que acontecia antes, quando as pessoas esperavam várias semanas e, às vezes, até meses, para realizar seu exame.

A oferta de novos serviços que, antes, não eram agendados pela Cemarc, também são benefícios advindos com a reestruturação do setor. Agora, a Central de Marcação também está agendando atendimentos para especialidades como nutrição, dermatologia, odontologia, entre outras áreas.

Com organização e planejamento, o município consegue registrar agora sobra de vagas em alguns procedimentos a exemplo de exames de raio x, broncoscopia e cirurgia torácica, por exemplo.

O coordenador da Cemarc, Herbeth Sandro Bezerra, ressalta que, além da redução das filas, da diminuição do tempo de espera pelo atendimento e da humanização do serviço, outros pontos positivos proporcionados pela mudança na sistemática de agendamento na Cemarc já podem ser observados. “Com o atendimento diário temos agora um melhor controle da oferta de consultas e a uma redução significativa da perda primária, que é quando sobram vagas por falta de pacientes que deixavam de agendar a consulta na semana predeterminada, como era antes”, explica o coordenador.

Herbeth Bezerra acrescenta ainda que já podem ser observadas mudanças no comportamento dos usuários do serviço. “É preciso um pouco de tempo para a mudança de cultura, nesse tipo de atendimento inclusive, pois as pessoas estavam habituadas a buscar pelo atendimento apenas no início de cada mês. Mas, com o trabalho de orientação que também estamos fazemos aqui, já observamos que o volume de pessoas concentradas na unidade reduz a cada dia, porque elas chegam e marcam seu procedimento imediatamente, sem esperar mais tanto tempo para fazer isso”, frisou o coordenador.

Agora, os agendamentos podem ser realizados diariamente em todos os 23 pontos de autorização de consultas e exames realizados pelo Sistema Único de Saúde (SUS), no município. Na Cemarc da Alemanha, que realiza somente agendamentos prioritários, o atendimento é feito das 8h às 17h. Já nos demais pontos de marcação localizados na cidade, o atendimento é feito das 7h às 13h.

INVESTIMENTOS

Para alcançar os resultados positivos hoje observados com o processo de modernização da Cemarc, a Prefeitura de São Luís realizou ainda melhorias estruturais no espaço físico, investimentos na capacitação de funcionários e na aquisição de novos equipamentos para todas as 23 unidades de marcação de consultas distribuídas pela cidade. Além dos atuais pontos de agendamento, a Prefeitura tem projeto para expandir o serviço para mais oito pontos de autorização de consultas e exames, que serão implantados em outros bairros da capital.

A descentralização dos pontos de marcação também foi outro serviço implementado pela gestão do prefeito Edivaldo para melhorar o fluxo de pessoas e facilitar o acesso ao atendimento. Entre as especialidades médicas que podem ser agendadas na Cemarc estão mastologia, proctologia, hematologia, nefrologia, oncologia infantil, gastropediatria, urologia, neurocirurgia, cirurgia geral, cirurgia torácica, cirusgia pediátrica, cirurgia do aparelho disgestivo, oftalmologia, nutrição, dermatologia odontologia entre outras especialidades.

A digitadora Luciana Nascimento, atendente da Cemarc, pontua as melhorias observadas com as mudanças efetivadas no setor de marcação. “Com a marcação agora diária e oferta de mais vagas para terminados procedimentos, percebemos de imediato uma fluidez maior na rotatividade de pacientes que buscam pelo serviço aqui. As vagas também estão agora melhor distribuídas e atendem um número maior de pessoas. Além disso, nós buscamos orientar as pessoas, durante o atendimento nos guichês, sobre as mudanças na sistemática de marcação, o que contribuiu para a disseminação da informação relativas às mudanças realizadas no setor”, disse a atendente.

Os aspectos positivos também já podem ser sentidos pela população. A dona de casa Lêda Maria Pereira Barros, 38 anos. “Sou eu quem marca as consultas e exames para meu pai, que já é muito idoso. Percebi o quanto melhorou com a marcação sendo realizada diariamente. Sem dúvida, o atendimento ficou muito melhor dessa forma e muito mais respeitoso para com a população. Quando se trata de problemas de saúde, não se pode esperar muito tempo”, relatou.

A autônoma Cristina Rocha, 29 anos, também enaltece as melhorias proporcionadas ao setor. “Consegui em poucos segundos agendar diversos exames de rotina para mim, o que antes demorava semanas para ser feito. Só em olhar o salão vazio ainda tão cedo do dia, percebemos que a mudança foi para muito melhor”, disse ela.

MUDANÇA

O processo de mudança na Cemarc, que registra atendimento de aproximadamente 38 mil pessoas por mês, teve início em agosto de 2017 com o mapeamento das necessidades e dos problemas para compreensão do fluxo de marcação. O objetivo maior do trabalho era acabar com a semana de marcação de consultas, quando a demanda se acumulava e as filas se formavam.

Os profissionais também passaram por treinamento e a implantação Sistema Nacional de Regulação (Sisreg), do Ministério da Saúde, será finalizada no mês de agosto. O Sisreg substitui o Websis, sistema local que era utilizado para as marcações.

3 Responses

  1. LEONARDO disse:

    Um ótimo investimento que vai gerar resultados positivos para com a população.

    • admin disse:

      Gerou muitos resultados positivos no setor de marcação de consultas. A população só tem a ganhar!

  2. leticia disse:

    Esse atendimento é muito importante, facilita a vida de muitas pessoas

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