Ellen Nascimento

Blog Jornalístico

Prefeito Clodomir dos Santos prestigia lançamento do Programa ‘Mais vida no Trânsito’

O prefeito de Raposa, Clodomir dos Santos, participou, na tarde desta segunda-feira (1º de junho), da solenidade de lançamento do programa ‘Mais Vida no Trânsito’, do Governo do Estado, por meio do Departamento Estadual de Trânsito (Detran-MA).

A solenidade aconteceu no auditório do Palácio Henrique de La Rocque e contou com a presença do governador Flávio Dino, do diretor geral do Detran, Antonio Nunes,  deputados estaduais e diversas autoridades locais.

image1 (4)

O programa consiste em um conjunto de estratégias desenvolvidas para reduzir o número de acidentes em todo o Maranhão, com foco nas motocicletas, que correspondem hoje a quase 60% da frota de veículos do estado.

O ‘Mais Vida no Trânsito’ possui três ações emergenciais: entrega do manual técnico de municipalização às prefeituras do estado, o concurso ‘Prefeito Defensor da Vida no Trânsito’ e o projeto de lei ‘Moto Legal’.

De acordo com o Mapa da Violência 2014, o Maranhão foi o estado brasileiro com o maior crescimento no número de mortes no trânsito, com um aumento de 150% em apenas uma década, passando de 682 mortes em 2002 para 1.705 em 2012. Atualmente, mais da metade dos leitos de UTIs hospitalares no estado (63%) são ocupados por vítimas de acidentes de trânsito, segundo dados da Secretaria de Estado de Saúde. Quase a metade (42%) dos casos de paralisias físicas ocorre em decorrência de acidentes de trânsito.

O prefeito de Raposa, Clodomir dos Santos, destacou a importância da iniciativa do governador Flávio Dino, por conta do alto índice de acidentes envolvendo motocicletas no Estado e, principalmente, na região metropolitana de São Luís.

“O Mais Vida no Trânsito será muito importante para o Maranhão e deve ter um grande efeito na região metropolitana, principalmente na nossa Raposa, que conta com um grande número de motociclistas”, disse Clodomir.

O governador Flávio Dino disse, durante a solenidade, que o programa ‘Mais Vida no Trânsito’ é um compromisso do governo em diminuir o alto índice de acidentes, principalmente, envolvendo motociclistas.

“O Maranhão ocupa hoje o primeiro lugar no Brasil em número de acidentes com motociclistas. Para tirar o estado desta posição, o governo abre mão de 15 milhões de arrecadação tributária para estimular a regularização das motos. Com isso, melhoramos a vida do condutor maranhense quando nos unimos em torno de uma causa, no caso o programa, e assim, podemos chegar a resultados positivos com um trânsito seguro”, afirmou o governador.

O diretor do Detran, Antonio Nunes, destacou que o programa, além de reduzir o índice de acidente com motos, irá regularizar a situação dos inadimplentes com o IPVA. “O ‘Mais Vida no Trânsito’ incentiva o condutor a quitar novos e antigos débitos relacionados ao IPVA e, claro, reduzirá significativamente as estatísticas de acidentes com motociclistas”.

Além de deputados estaduais, também estiveram presentes no lançamento do programa o secretário de Articulação Política e Assuntos Federativos, Márcio Jerry, o secretário de Comunicação, Robson Paz, o secretário de Segurança, Jefferson Portela, o secretário de Saúde, Marcos Pacheco, de Fazenda, Marcellus Ribeiro, e de Trabalho, Julião Amin, o presidente da EMAP, Ted Lago, o procurador-geral do estado, Rodrigo Maia, o sub-procurador, Francisco Ramos, o deputado federal  Werton Rocha, a vice-presidente do Tribunal de Justiça, desembargadora Anildes Cruz e vários prefeitos maranhenses.

Deixe seu comentário