Ellen Nascimento

Blog Jornalístico

No improviso, alunos estudam em paróquia de igreja em São Luís

Cerca de mil estudantes do 1º ao 9º ano da Unidade de Ensino Básico Mata Roma, em São Luís, estão sofrendo para conseguir ter aulas este ano. Após um semestre inteiro sem aulas, apenas um grupo voltou a estudar graças à caridade de uma igreja, que cedeu o salão paroquial para acolher os alunos.

O local onde fica a escola está fechado desde o começo do ano para reformas que nunca aconteceram. O casarão abandonado onde ficava a escola está com paredes em ruínas, sujas, caixa d’água desativada, encanação quebrada e com teto desabando na quadra de esportes. O improviso está sendo reprovado por pais e alunos.

“O quadro é no chão, tem uma professora que fala muito baixinho e não dá para escutar muito”, contou a estudante Gisele Silva.

“É triste, mas a gente ouve aluno dizendo que quer ser traficante. A gente ouve depoimento de crianças que se espelham, infelizmente, no crime”, disse a pedagoga.

A Secretaria de Educação de São Luís disse que os alunos da U.E.B. Mata Roma estão provisoriamente no prédio da igreja para garantir o cumprimento dos 200 dias letivos. Disse ainda que, além de melhoria na estrutura da escola, a reforma vai climatizar as salas de aulas. Mas a secretaria não deu um prazo para a conclusão da obra.

 

Do G1

Deixe seu comentário