Uma unidade móvel do “Movimento Brasil Sem Parasitose” vai realizar atendimento médico gratuito à população de São Luís com gastroenterologista e prestar orientações para prevenção de doenças causadas pela contaminação por parasitas, a partir desta sexta-feira (24).
A capital maranhense é a sétima cidade do nordeste a receber o serviço.
O atendimento será das 9h às 17h no estacionamento do Rio Anil Shopping, no bairro do Turu, até o dia 27 de junho. A campanha é organizada pela Federação Brasileira de Gastroenterologia.
Segundo o órgão, a unidade móvel tem capacidade para realizar 150 atendimentos por dia. A população passará por um pré-atendimento com enfermeiros, seguindo para o atendimento com médicos gastroenterologistas e gastroenterologistas pediátricos.
O projeto conta com o auxilio de 20 profissionais da saúde, entre médicos gastroenterologistas, enfermeiros e agentes de saúde que auxiliarão no trabalho de orientação e prevenção das parasitoses intestinais.
O intuito é levar à população atendimento médico e informação sobre a importância de hábitos de higiene pessoal e doméstica, como lavar as mãos frequentemente, higienizar os alimentos antes do consumo e evitar andar descalço, que evitam a transmissão de parasitas.
Além das parasitoses, o movimento também apresentará à população quais são as patologias tratadas pelo médico gastroenterologista e que acometem o sistema digestório (boca, estômago, esôfago e intestinos), tais como refluxo esofágico, gastrite, úlceras, prisão de ventre, diarreias, infecções intestinais entre outras.
Os interessados podem acompanhar a caravana e conferir as datas de atendimento pela internet, no site do Movimento Brasil Sem Parasitose.