De acordo com o Sindicato dos Revendedores de Combustíveis do Maranhão, a falta de combustíveis já afeta vários postos de São Luís. Em outras cidades do Maranhão também há registros de escassez do produto em alguns postos.
Segundo João Rolim, presidente da (Sindcombustíveis-MA), desde essa quarta-feira (23), não houve a entrada de nenhum caminhão com combustível na capital.
A falta de gasolina e diesel na cidade é uma consequência direta do bloqueio no transporte do combustível pela BR-135 e pela Vila Maranhão, que dá acesso ao Porto do Itaqui.
“Na BR-135 já tem mais de 20 postos secos. A maior parte dos postos que vendem gasolina estão secando. A maioria dos postos de São Luís trabalham com estoque de dois a três dias, em média. Então se não houver abastecimento, naturalmente amanhã já deve ter a maior parte dos postos secos”, declarou João Rolim.
Paralisação dos caminhoneiros
Pela alta nacional do óleo diesel, vários trechos de rodovias federais permanecem bloqueadas no Maranhão. Os atos dos caminhoneiros foram iniciados na segunda-feira (21). Até o momento, a Polícia Rodoviária Federal (PRF) registrou mais de dez pontos de bloqueio em estradas que cortam o estado.
Além da entrada de São Luís, na BR-135, um ponto com paralisação registrado no início da tarde desta quinta (24) é o acesso à BR-135 por meio da Avenida dos Portugueses. Nessa região, a retenção acontece dos dois lados da pista nos Kms 2, 6 e 16. A via dá acesso ao Porto do Itaqui, de onde também chega parte do combustível que abastece a cidade.