O deputado Júnior Verde (PRB) visitou, nesta quarta-feira (14), no hall de entrada da Assembleia Legislativa, a exposição de gravuras e documentários sobre a Capoeira do início do século IX aos dias atuais, idealizada por Waltencir de Almeida Pires, conhecido como mestre Sucury, que é coordenador e professor do Curso de Extensão de Capoeira na Faculdade de Educação Física da Unipar, polo São Luís.
Esta é a segunda exposição que o mestre Sucury realiza no Legislativo Estadual. A exposição contou com pinturas do artista Caribé e Traços, do artista Rugendas. Sucury também já expôs nos shoppings de São Luís, nos stands das corridas de ruas e no aeroporto Hugo da Cunha Machado. Também desenvolve um trabalho com as crianças de São Luís ensinando a arte da capoeira e da percussão.
“Desde o início do nosso mandato que apoiamos o esporte como um todo, no Maranhão, patrocinando campeonatos e distribuindo equipamentos. A Capoeira tem um viés cultural e esportivo, daí o nosso apoio em poder fortalecer essa iniciativa para que possamos disseminar nas comunidades. É uma forma de inclusão social”, afirmou Júnior Verde.
Ele ressaltou ainda que, nos próximos dias 15 e 16, vai acontecer uma reunião no auditório Neiva Moreira (Complexo de Comunicação), com as presenças do deputado, dos representantes da Federação Maranhense de Capoeira, dos secretários de Esporte do Estado, Hewerton Carlos Rodrigues Pereira e do município de São Luís, Rommeu Amin Castro, da UNIPAR e capoeiristas. Na ocasião haverá apresentação de capoeira e percussão.
Avanço da Capoeira no Maranhão
Ao afirmar que a Capoeira está avançando no Estado do Maranhão, mestre Sucury ressaltou que existem 116 academias que ainda não tem capoeira por falta de pessoas especializadas nesse tipo de esporte. Mas, acredita que esse quadro vai mudar a partir da instituição da graduação de Educação Física para mestres, contra-mestres e professores de Capoeira do Estado, através da Universidade do Norte do Paraná (UNIPAR), polo São Luís, que deverá oferecer a especialização a nível de licenciatura e também de bacharelado. “O apoio do deputado Júnior Verde é fundamental para a instalação do curso aqui no Maranhão”.
“A Capoeira é uma arte de educar. Nós termos uma linha de raciocínio que difere das outras modalidades, pois tem a música, a ginga, a percussão e muita agilidade, ou seja, mós temos a destreza dos animais. A Capoeira está se difundindo em todos os Estado do país e está presente em 169 países dos cinco continentes”, afirmou o mestre Sucury, ressaltado que o apoio do deputado Júnior é fundamental para maior divulgação do esporte que, no Maranhão possui em média, 60 mil capoeiristas.