O Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) de 2015 terá suas inscrições abertas a partir da próxima segunda-feira (25), conforme edital publicado no Diário Oficial da União.
As inscrições, pela internet, serão abertas às 10h de 25 de maio e se estenderão até as 23h59 de 5 de junho (horário oficial de Brasília). As provas serão aplicadas nos dias 24 e 25 de outubro. A taxa de inscrição teve reajuste e passa a ser R$ 63 – o valor era de R$ 35, desde 2004.
Ficam isentos da taxa os estudantes que encerraram o ensino médio na rede pública e os que apresentarem declaração de carência socioeconômica. Quem não for isento deverá pagar a taxa até o dia 10 de junho. Neste ano, o MEC será mais rigoroso com os estudantes isentos que não comparecerem nos dias do exame. Segundo o edital, quem não apresentar uma justificativa para a ausência terá de pagar pela inscrição no exame seguinte. O ministério vai definir ainda quais serão as justificativas aceitas.
A partir deste ano, o cartão de confirmação de inscrição não será enviado pelos Correios. O cartão ficará disponível na página do Enem na internet. Os locais de prova serão informados no cartão de confirmação da inscrição e será de responsabilidade do estudante fazer a verificação. O edital do Enem informa que não será possível usar o mesmo e-mail para mais de uma inscrição.
O resultado do Enem 2015 será divulgado no mês de janeiro de 2016. Antes disso, os estudantes poderão conferir as respostas com o gabarito oficial que será publicado em até 72 horas após o término das provas.