As artes, a cultura e os artistas ludovicenses têm muito a celebrar com a reabertura da Galeria Trapiche. Em novo endereço – agora na Praça Dom Pedro II, nº 241 – o espaço tido como berço de grandes artistas de São Luís, retornou à cena na noite desta sexta-feira (20) com a exposição “RecomeçARTE São Luís”. O deputado estadual Fernando Braide (PSD) acompanhou a inauguração ao lado de dezenas de artistas visuais.
Desde 2021, as exposições da Galeria Trapiche migraram do antigo prédio na Avenida Senador Vitorino Freire para a Feirinha São Luís, na Praça Benedito Leite. Apesar da grande visibilidade e intenso fluxo de visitantes, os expositores sentiam a necessidade de ter de volta um espaço físico capaz de receber o público e manter as criações resguardadas. Foi então que o casarão onde viveu o poeta Graça Aranha se tornou o novo lar dos artistas visuais da capital maranhense, a partir de uma iniciativa da Prefeitura de São Luís.
“Os artistas estão voltando para o seu habitat. O espaço nos proporciona uma série de manifestações, desde exposições a saraus, apresentações. Com o apoio da prefeitura de São Luís, os artistas da cidade estão recebendo a valorização que realmente merecem, com um espaço digno e preparado para recebê-los. O nosso objetivo é que todos os artistas sintam-se em casa para que, juntos, possamos somar e fortalecer o cenário”, avaliou Uimar Junior, diretor da Galeria Trapiche.
O deputado estadual Fernando Braide (PSC) fez parte da inauguração do novo espaço e parabenizou os artistas locais pela importante conquista. “São Luís é detentora de uma riqueza cultura e artística como poucos lugares no mundo. Valorizar as personalidades que fazem parte desse segmento é resguardar a história e a singularidade da nossa terra. Nossos artistas estão de parabéns pelo novo espaço, assim como a população e nossos turistas, que ganham mais um ponto de visitação”, destacou.
A nova Galeria Trapiche funciona de segunda a sexta-feira, das 9h as 12h e das 14h as 18h, com acesso gratuito. A exposição “RecomerçARTE São Luís”, mostra coletiva de mais 20 artistas visuais maranhenses, fica disponível até 30 de junho e a galeria conta, ainda, com a exposição permanente sobre a vida do poeta Graça Aranha.