Em mais uma ação para eliminar do governo as indicações do PMDB ligadas ao vice-presidente Michel Temer, a presidente Dilma Rousseff exonerou o presidente da Embratur, Vinícius Renê Lummertz Silva, que havia sido nomeado em maio do ano passado por Temer. A Embratur é uma autarquia ligada ao Ministério do Turismo, responsável pela promoção das atividades turísticas no país.
Desde que o PMDB decidiu deixar a base do governo na semana passada, numa mexida considera como “burra” por caciques de peso da sigla como Renan Calheiros, a presidente Dilma tem exonerado peemedebistas ligados a Temer.
Na semana passada, ela exonerou o diretor-geral do Departamento Nacional de Obras contra a Seca (DenQocs), o diretor Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) e um vice-presidente da Caixa Econômica Federal, todos indicados pelo PMDB.
Os seis ministros que o partido tem na Esplanada, no entanto, manifestaram que não vão sair do governo, ao contrário da orientação da sigla.
As principais ofertas de cargos por parte do governo devem ser feitas para PR, PP e PSD, que integram a base do governo, mas que oficialmente ainda não se decidiram se permanecem ou não com Dilma após a saída do PMDB.