Ellen Nascimento

Blog Jornalístico

Candidatura de Lula está nas mãos de Fachin

O ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Edson Fachin, ficará encarregado de analisar o recurso da defesa do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva. Lula quer concorrer às Eleições com base numa declaração do Comitê de Direitos Humanos da Organização das Nações Unidas, onde defende que o ex-presidente deve ter todos os seus direitos políticos garantidos.

Os advogados do petista protocolaram a ação dentro de um recurso que já havia sido impetrado em abril deste ano contra a condenação do ex-presidente. A provável estratégia de Lula era que o caso caísse nas mãos de Fachin, que foi o único que votou a favor de sua candidatura no Tribunal Superior Eleitoral (TSE).

Como Fachin é o relator da Lava Jato no Supremo, o recurso ficou para sua análise.

Na sessão do TSE, onde se julgava a candidatura do líder do PT, Fachin ressaltou que as declarações da ONU têm validade no país. Esse voto dele acabou surpreendendo outros colegas de tribunal, já que ninguém imaginava que ele fosse votar a favor de Lula. Alguns petistas acharam que ele queria se desculpar por todos as decisões já proferidas contra o ex-presidente.

Deixe seu comentário