A Prefeitura de São Luís, através da Secretaria Municipal de Saúde (Semus), realiza entre os dias 8 e 28 de novembro a Campanha de Vacinação contra a Poliomielite. Os sábados 8 e 22 serão os dias de mobilização nacional, quando postos de todo país ficam abertos para intensificar a campanha. No caso da poliomielite, também conhecida como paralisia infantil, a população-alvo inclui crianças a partir de 6 meses até 5 anos incompletos. A meta, este ano, para a capital maranhense é a vacinação de 72.240 crianças.
Para garantir o êxito da campanha, a Semus executou treinamentos com as equipes que vão trabalhar em cerca de 250 postos de vacinação fixos e volantes, que vão disponibilizar a vacina contra a pólio ao público infantil. Ainda que já erradicada no Brasil, a doença precisa ser mantida sob vigilância para evitar a reintrodução do vírus no país.
A secretária municipal de Saúde, Helena Duailibe, lembra que, além da imunização contra a pólio, outras vacinas estarão disponíveis nas unidades de saúde. “Nós aproveitamos esse momento para reforçar também o controle de outras doenças imunopreveníveis. Por isso, pedimos que os pais levem as carteiras de vacinação e, se o esquema vacinal estiver incompleto, é possível fazer a atualização aplicando as vacinas que faltam”, orienta a secretária.