Após confirmação da recessão econômica e do rebaixamento do grau de investimento do Brasil pela agência de classificação de risco Standart &Poors, instituições financeiras fizeram novo ajuste na projeção da economia. A previsão de queda do Produto Interno Bruto (PIB), divulgado nesta segunda-feira (14) agora passa de 2,44% para 2,55%. O PIB é a soma de todos os bens e serviços produzidos no país.
A estimativa é do boletim Focus, do Banco Central, que mensalmente faz o diagnóstico da economia brasileira com base em projeções de instituições financeiras para os principais indicadores da economia. De acordo com o boletim, a projeção para a produção industrial também mostrou piora significativa: saiu de uma baixa de 6% para um recuo de 6,2%.
Neste ano, a recessão da economia vem acompanhada de inflação acima da meta. A meta é 4,5%, com limite superior de 6,5%. A estimativa das instituições financeiras para o Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA), este ano, foi ajustada de 9,29% para 9,28%.
Segundo o boletim Focus, a expectativa de retração em 2016 também sofreu a sexta piora consecutiva e foi alterada: de 0,5% para 0,6%. O BC está otimista quanto a recuperação do setor em 2016, mas a projeção de crescimento está cada vez menor: passou de 0,72% para 0,5%, no terceiro ajuste seguido.
Para o próximo ano, a expectativa é que a inflação fique abaixo do limite superior, mas ainda distante do centro da meta, em 5,64%.
Com informações da Agência Brasil