Ontem (06) a ALCOA/ALUMAR deu início ao processo de demissão em massa anunciado último dia 30 de março. O setor de recursos humanos da empresa sediada em São Luís (MA) está notificando de forma individual os trabalhadores da Redução – setor que segundo a Multinacional – terá as atividades encerradas.
Segundo o Sindicato dos Trabalhadores Metalúrgicos – SINDMETAL, apesar de ter anunciado as demissões a empresa faz um tipo de encenação no processo de desligamento, colocando os trabalhadores em uma espécie de “licença remunerada”, onde os mesmos são dispensados de comparecer à empresa nos próximos trinta dias. “A empresa está mandando os trabalhadores para casa com o único intuito de isolá-los e desmobilizar a categoria que luta pela manutenção dos seus empregos”, denuncia José Maria Araújo, presidente do SINDMETAL.
O anúncio de demissão em massa por parte da multinacional causou espanto em toda a sociedade maranhense e brasileira. Veículos locais e nacionais de comunicação vêm dando destaque à falta de compromisso da ALCOA no Brasil, empresa que possui diversos benefícios e isenções fiscais.
Diversos deputados estaduais do Maranhão fizeram discursos reiterando a perplexidade pelo número de demitidos.