Ellen Nascimento

Blog Jornalístico

Prefeitura de São Luís realiza mutirão do Glaucoma e mobilização pelo Dia de Luta contra Hanseníase

Publicado em: 28 de janeiro de 2015 | por: ellen nascimento
3237_mutirao_glaucoma_secom_

Como parte das ações estabelecidas pelo prefeito Edivaldo para reforço da atenção básica, a Secretaria Municipal de Saúde (Semus) promoverá nesta quarta-feira (28), a partir das 8h30, na Unidade Mista Itaqui-Bacanga – localizada na avenida dos Portugueses, no bairro Vila Isabel, próximo ao Hospital da Mulher -, o Mutirão do Glaucoma.

A doença é a segunda maior causadora de cegueira no país, perdendo apenas para a catarata. A diretora da unidade, Ilvanícia Bordalo, informou que o público alvo da ação são pacientes da unidade de saúde inscritos no programa de Hipertensão e Diabetes, doenças que aumentam o risco de glaucoma. Todos os pacientes que serão atendidos durante o mutirão foram previamente selecionados e já receberam senha para serem atendidos durante a ação. “Estaremos atendendo também pacientes do programa de Tuberculose e Hanseníase. A nossa expectativa é que cerca de 100 pessoas sejam beneficiadas com o mutirão”, contou Ilvanícia. Além da consulta com o oftalmologista, os pacientes serão submetidos a exames de campimetria, tonometria e fundoscopia, para avaliação médica da doença. O mutirão também visa chamar a atenção para a importância do diagnóstico precoce no combate a doença.

O glaucoma é uma lesão no nervo óptico que pode provocar, em alguns casos, até mesmo a cegueira. Entre os sintomas do glaucoma estão a dor grave e súbita no olho, visão diminuída ou embaçada e até mesmo náuseas.

No final de novembro mais de 100 pacientes foram atendidos em um mutirão de combate ao glaucoma realizado pela prefeitura, no Centro de Saúde da Liberdade. Os pacientes atendidos foram submetidos à avaliação de uma oftalmologista que, por meio de exame prático, verificou os sintomas da existência da doença. Nos casos de confirmação, o paciente foi encaminhado de maneira imediata para recebimento de colírio ou tratamento a laser, de acordo com o diagnóstico.

Hanseníase- Também nesta quarta-feira (28) a Secretaria Municipal de Saúde estará realizando, na Praça Deodoro, uma mobilização pelo Dia Mundial de Luta contra a Hanseníase. A ação constará de panfletagem e abordagem da população com dicas de prevenção da doença e estímulo ao diagnóstico precoce. A mobilização será a partir das 9h e se estenderá por toda a manhã.

Deixe seu comentário