Ellen Nascimento

Blog Jornalístico

Prefeito se posiciona sobre casos suspeitos de coronavírus

Publicado em: 29 de fevereiro de 2020 | por: admin

Na manhã deste sábado, 29,  o prefeito de São Luís, Edivaldo Holanda,  se posicionou por meio de rede social sobre os casos suspeitos de coronavírus que a Secretaria do Estado havia informado ontem à noite. Em nota, o gestor municipal informou que, os dois pacientes estão sendo monitorados pela equipe estadual de saúde.

 

Casos suspeitos

A Secretaria de Saúde monitora dois casos suspeitos do novo coronavírus no Maranhão. A informação foi confirmada nas redes sociais pelo secretário Carlos Lula na noite dessa sexta-feira, 28.

Segundo Lula, os pacientes receberam os primeiros atendimentos e coletaram amostras que serão examinadas pelo Lacen.

O secretário alerta os maranhenses para que fiquem atentos às medidas de higiene e reforcem estes cuidados no cotidiano.

“Estamos monitorando dois casos suspeitos do novo coronavírus no estado. Os pacientes receberam os primeiros atendimentos e coletaram amostras que serão examinadas pelo Laboratório Central de Saúde Pública do Maranhão (Lacen-MA). Em seguida, estas amostras serão encaminhados para o Instituto Nacional de Infectologia Evandro Chagas, no Pará. Já estamos adotando as medidas previstas no Plano de Contingência para o COVID-19 no Maranhão, elaborado em conformidade com o Plano de Contingência Nacional e Gestão de Riscos. Fiquem atentos às medidas de higiene e reforcem estes cuidados no cotidiano”, afirmou.

Como prevenir o coronavírus?

O Ministério da Saúde orienta cuidados básicos para reduzir o risco geral de contrair ou transmitir infecções respiratórias agudas, incluindo o coronavírus. Entre as medidas estão:

Lavar as mãos frequentemente com água e sabonete por pelo menos 20 segundos, respeitando os 5 momentos de higienização. Se não houver água e sabonete, usar um desinfetante para as mãos à base de álcool.

Evitar tocar nos olhos, nariz e boca com as mãos não lavadas.

Evitar contato próximo com pessoas doentes.Ficar em casa quando estiver doente.

Cobrir boca e nariz ao tossir ou espirrar com um lenço de papel e jogar no lixo.

Limpar e desinfetar objetos e superfícies tocados com freqüência.

Profissionais de saúde devem utilizar medidas de precaução padrão, de contato e de gotículas (máscara cirúrgica, luvas, avental não estéril e óculos de proteção).

Deixe seu comentário