Ellen Nascimento

Blog Jornalístico

Matrículas para aprovados no Sisu começam nesta sexta (30)

Publicado em: 30 de janeiro de 2015 | por: ellen nascimento

Resultado-do-Sisu-2015

Os candidatos que foram aprovados nos cursos oferecidos pelo Sistema de Seleção Unificada (Sisu) devem fazer a matrícula na instituição correspondente a partir desta sexta-feira (30).  O prazo para entregar a documentação exigida terminará em 3 de fevereiro.

O candidato selecionado pelo Sisu deverá verificar, junto à instituição de ensino em que foi aprovado, o local, horário e procedimentos para matrícula.

O Sisu teve um total de 2.791.334 candidatos inscritos para 205.514 vagas de 5.631 cursos em universidades federais e institutos tecnológicos.

A lista de aprovados está disponível no site do processo seletivo: sisu.mec.gov.br. O candidato pode consultar seu desempenho inserindo o número de inscrição no Enem e a senha de inscrição. O site permite ainda recuperar a senha do Enem.

Lista de espera

Os candidatos que não foram aprovados em nenhuma das duas opções, ou que tenham sido aprovados apenas na segunda opção (independente de fazer matrícula ou não), podem continuar concorrendo ao curso da primeira opção nas próximas chamadas, que serão feitas por meio de lista de espera e divulgadas exclusivamente pelas universidades. A inscrição na lista de espera já pode ser feita, por meio do site do Sisu, até o dia 6 de fevereiro.

Do total de vagas ofertadas por universidades federais, institutos tecnológicos e universidades estaduais nesta primeira edição do Sisu, 82.879 (ou 40%) foram destinadas a estudantes que atendam aos quesitos da Lei de Cotas, ou seja, que tenham cursado todo o ensino médio em escolas públicas.

Pela lei, neste processo seletivo do Sisu, pelo menos 37,5% de suas vagas foram reservadas para cotistas. Até 2016, as instituições deverão atingir o percentual de 50% de vagas reservadas.

Além da Lei de Cotas, algumas instituições promovem reserva de vagas por ações afirmativas, como vaga para deficientes, quilombolas ou um índice maior para alunos negros, pardos ou indígenas. No total, 12.825 vagas do Sisu foram reservadas para ações afirmativas das universidades e institutos.

Deixe seu comentário