Ellen Nascimento

Blog Jornalístico

Justiça decreta prisão do prefeito de Igarapé Grande por morte de policial em vaquejada

Na manhã desta segunda-feira (14), o juiz Luiz Emílio Braúna Bittencourt Júnior, da 2ª Vara de Pedreiras, determinou a prisão preventiva do prefeito de Igarapé Grande, João Vitor Xavier (PDT). Ele é acusado de ter matado, a tiros, o policial militar Geidson Thiago da Silva dos Santos durante a 35ª Vaquejada do Parque Maratá, que aconteceu no último dia 6 de julho, em Trizidela do Vale.

A decisão foi tomada após análise do pedido feito pelo delegado Márcio Coutinho, que conduz a investigação. Como o prefeito tem foro por prerrogativa de função, o pedido de prisão foi inicialmente enviado ao Tribunal de Justiça do Maranhão (TJMA). O processo chegou a ser direcionado ao Órgão Especial da Corte, mas acabou sendo redistribuído para uma das Câmaras Criminais Isoladas, conforme determinação do desembargador Jorge Rachid, seguindo as regras do Regimento Interno do tribunal.

Após o ocorrido, João Vitor pediu afastamento do cargo por 125 dias, alegando problemas emocionais e a necessidade de cuidados psiquiátricos. Mesmo fora da prefeitura, ele continua recebendo seu salário normalmente.

Com a prisão decretada, a Polícia Civil deve cumprir o mandado de prisão contra o prefeito a qualquer momento. João Vitor segue afastado de suas funções no município enquanto o caso segue em investigação.

Deixe seu comentário