Ellen Nascimento

Blog Jornalístico

 Ex-presidente do TCE-MA, Washington Oliveira, se manifesta após abertura de investigação 

O ex-presidente do Tribunal de Contas do Estado do Maranhão (TCE-MA), Washington Luiz Oliveira, divulgou uma nota nesta sexta-feira (15) ressaltando sua trajetória na vida pública e sindical. A manifestação acontece um dia após o ministro Flávio Dino, do Supremo Tribunal Federal (STF), determinar que a Polícia Federal apure denúncias apresentadas pela advogada mineira Clara Alcântara, que apontam possível esquema de propina para a concessão de aposentadorias antecipadas no órgão.

Oliveira se aposentou em 2024, de forma antecipada, do cargo de conselheiro de contas. Ele comandou o TCE-MA entre 2021 e 2022.

No comunicado, o ex-conselheiro relembra sua atuação desde 1968, quando iniciou a militância contra a ditadura militar. Ao longo de sua vida política, foi filiado apenas ao PCdoB e ao PT, partidos pelos quais exerceu funções de destaque, incluindo deputado federal, vice-governador, conselheiro e presidente do Tribunal de Contas.

No ano passado, a convite do governador Carlos Brandão, assumiu a Secretaria de Representação do Governo do Maranhão em Brasília, com a missão de fortalecer a interlocução com o governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva e ampliar a articulação política do PT.

Oliveira destacou que sua história sempre foi guiada pelo “diálogo e pela construção coletiva”, afirmando que nunca buscou vantagens pessoais em sua vida pública. Ele reforçou ainda seu compromisso com a democracia, os direitos trabalhistas e a defesa da soberania nacional.

Na quinta-feira (14), o também conselheiro aposentado Álvaro César já havia se pronunciado publicamente, negando envolvimento em qualquer irregularidade.

Deixe seu comentário