O governador do Maranhão Flávio Dino (PCdoB) e mais dez chefes de Executivos estaduais foram barrados ao tentarem visitar o ex-presidente Lula, na Superintendência da Polícia Federal, em Curitiba, na tarde desta terça-feira (10). A juíza Carolina Moura Lebbos, da 12ª Vara Federal de Curitiba, negou o pedido para a realização da visita na Sala Especial em que o petista cumpre pena de 12 anos e um mês no caso triplex desde sábado, 7.
A magistrada afirmou que “com efeito, não há fundamento para a flexibilização do regime geral de visitas próprio à carceragem da Polícia Federal. Desse modo, deverá ser observado o regramento geral. Portanto, incabível a visitação das pessoas indicadas na petição de evento 4. Indefiro o requerimento”, afirmou a juíza.
Barrados. os governadores deixaram uma carta escrita à mão para Lula.
Segue a íntegra da carta:
“Estimado presidente Lula, querido amigo. Estivemos aqui e sempre estaremos. Ao seu lado, firme na luta. Infelizmente, a Lei de Execução Penal não foi cumprida adequadamente e não pudemos abraçá-lo pessoalmente. Mas, por nosso intermédio, milhões de brasileiros e brasileiras estão solidários e sendo a sua voz por um Brasil justo, democrático, soberano e livre. Lula livre”.
Estavam na comitiva:
Governador de Alagoas – Renan Filho
Governador da Bahia – Rui Costa
Governador do Ceará – Camilo Santana
Governador do Maranhão – Flávio Dino
Governador de Minas Geais – Fernando Pimentel
Governador da Paraíba – Ricardo Coutinho
Governador de Pernambuco – Paulo Câmara
Governador do Piauí -Wellington Dias
Governador do Rio Grande do Norte – Robinson Faria
Governador de Sergipe – Belivaldo Chagas
Senador Lindbergh Farias
Senadora Gleisi Hoffmann
Márcio Costa Macedo – vice-presidente do PT
Angelo Vanhoni – ex-deputado federal