Ellen Nascimento

Blog Jornalístico

 MPMA inicia audiências da Operação Tântalo II sobre desvios milionários em Turilândia 

O Ministério Público do Maranhão (MPMA) deu início, na manhã desta segunda-feira (5), a uma série de audiências com investigados por supostas irregularidades na administração pública do município de Turilândia. As oitivas fazem parte da Operação Tântalo II, deflagrada no último dia 22 de dezembro pelo Grupo Especial de Combate às Organizações Criminosas (Gaeco).

As audiências estão sendo realizadas na sala de depoimentos do Gaeco, na sede da Procuradoria-Geral de Justiça, em São Luís, e têm como objetivo aprofundar as investigações sobre um possível esquema de desvio de recursos públicos no município.

Nesta primeira etapa, prestaram depoimento Eustáquio Diego Fabiano Campos, médico neurocirurgião; Clementina de Jesus Pinheiro Oliveira, pregoeira; Gerusa de Fátima Nogueira Lopes, chefe do Setor de Compras; Wandson Jonath Barros, contador; Janaina Soares Lima, ex-vice-prefeita; e Marlon de Jesus Arouche Serrão, empresário.

As oitivas seguem ao longo da semana. Na terça-feira (6), estão previstos os depoimentos do prefeito José Paulo Dantas Silva Neto e da primeira-dama Eva Maria Oliveira Cutrim Dantas. Já na quarta-feira (7), devem ser ouvidos Tanya Karla Cardoso Mendes Mendonça, vice-prefeita, e Hyan Alfredo Araújo Mendonça Silva, empresário.

De acordo com o procedimento investigatório instaurado pelo Gaeco, os envolvidos são suspeitos de integrar uma organização criminosa estruturada para desviar recursos públicos durante a gestão do prefeito José Paulo Dantas Filho, conhecido como Paulo Curió. Entre os crimes apurados estão formação de quadrilha, fraude em processos licitatórios, corrupção ativa e passiva, peculato e lavagem de dinheiro.

O prejuízo estimado aos cofres públicos ultrapassa R$ 56,3 milhões, conforme apuração preliminar do Ministério Público.

As investigações também alcançam diversas empresas que, segundo o MPMA, podem ter sido utilizadas no esquema, entre elas Posto Turi, SP Freitas Júnior LTDA, Luminer Serviços LTDA, MR Costa LTDA, AB Ferreira LTDA, Climatech Refrigeração e Serviços Ltda, JEC Empreendimentos, Potencial Empreendimentos e Cia Ltda, WJ Barros Consultoria Contábil e Agromais Pecuária e Piscicultura LTDA, além de outras pessoas físicas e jurídicas.

O Ministério Público informou que as apurações continuam e que novas diligências poderão ser realizadas ao longo do andamento do processo investigatório.

Deixe seu comentário