Ellen Nascimento

Blog Jornalístico

Prefeitura realiza mobilização de combate ao mosquito Aedes Aegypti neste sábado (14)

Publicado em: 13 de abril de 2018 | por: admin

O sábado (14) será de muito trabalho, a Prefeitura de São Luís irá realizar uma grande ação intersetorial com o objetivo de unir forças para conscientizar sobre o combate ao principal transmissor da dengue, zika e chikungunya, o Aedes aegypti no bairro Vinhais. A mobilização terá início às 8h30, na praça do Letrado – Vinhais.

O trabalho, que segue orientação do prefeito Edivaldo, inclui ações de educação em saúde para o controle do mosquito, executadas pela equipe do Programa Municipal de Controle da Dengue e Arboviroses, da Secretaria Municipal de Saúde (Semus). Os serviços incluem visitas domiciliares, vistorias em estabelecimentos e serviços de limpeza por todo o bairro.

Será realizado o Bota Fora, ação do Comitê Gestor de Limpeza Urbana, que envolve serviços de capina e roçagem, remoção manual mecanizada e recolhimento de resíduos volumosos, como eletrodomésticos que não funcionam, pneus, móveis velhos, entulhos entre outros .

Também serão realizados serviços de poda e rebaixamento das copas das árvores do bairro por meio do Instituto Municipal de Paisagismo Urbano (Impur). No caso das árvores que apresentam deterioração no caule e que apresentam quadro irreversível, o Impur substituirá por novas mudas das espécies ipês e oitis. Nas áreas das praças públicas e escolas, a substituição será feita por árvores frutíferas.

Durante toda a semana que antecedeu a ação, as escolas do bairro receberam ações educativas, para conscientizar as crianças sobre as medidas que devem ser tomadas para combater o mosquito transmissor da dengue. As palestras foram administradas por técnicos da Secretaria Municipal de Educação (Semed) e Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Semmam).

O evento contará com a participação da Secretaria Municipal de Saúde (Semus), Comitê Gestor de Limpeza Urbana, Instituto Municipal de Paisagismo Urbano (Impur), Secretaria Municipal de Educação (Semed), Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Semmam) e moradores da região.

One Response

  1. monica disse:

    bela iniciativa, tem que fazer sempre ações desse tipo nessa epoca do ano.

Deixe seu comentário