Ellen Nascimento

Blog Jornalístico

Prefeitura de São Luís inicia atividades do Outubro Rosa

Publicado em: 7 de outubro de 2014 | por: ellen nascimento

8262No_primeiro_dia_de_a

A Prefeitura de São Luís, através da Secretaria de Saúde (Semus), realizou na manhã desta terça-feira (7), na Unidade Mista do Itaqui-Bacanga, a abertura da programação do Outubro Rosa, que consiste em uma série de atividades para a prevenção do câncer de mama. Até o final deste mês, estarão à disposição do público, em dias específicos, serviços como exames ginecológicos, de toque nas mamas, além da realização de testes de HIV, glicemia, aplicação de vacinas, aferição de pressão arterial e serviços odontológicos.

De acordo com o coordenador de Enfermagem da Semus, Charles Adriano Pinheiro, a promoção das atividades alusivas à prevenção do câncer de mama faz parte da política de assistência a atenção básica implementada por determinação do prefeito Edivaldo. “Temos parceria com unidades ligadas aos poderes estadual e federal para fazer o acompanhamento de pacientes que são avaliadas e assistidas inicialmente em unidades da rede pública municipal”, disse.

Durante esta terça, servidores da Unidade Mista Itaqui-Bacanga e representantes de setores administrativos da Semus fizeram uma dinâmica de grupo na entrada da unidade. Neste primeiro dia de atividades, foram atendidos prioritariamente moradores da área Itaqui-Bacanga e adjacências. Ao longo deste mês, serão realizadas oficinas com enfermeiros, técnicos de enfermagem e nutricionistas. No próximo sábado (11) haverá um mutirão de combate à catarata integrando a programação do Outubro Rosa.

“Estimativas apontam que, com base em um diagnóstico rápido e eficaz do câncer de mama, em mais de 95% dos casos as mulheres têm chances de cura. Por isso, é fundamental apoiar o trabalho na prevenção”, afirmou a diretora-geral da Unidade Mista Itaqui-Bacanga, Ivanice Bordalo.

A programação direcionada ao público feminino foi elogiada pela dona de casa Nilde Ferreira, 32 anos, que, durante a manhã, buscou atendimento na unidade. “Sempre faço os exames preventivos, para saber se tenho alguma doença. Graças a Deus, nunca foi constatado nada, mas, mesmo assim, decidi vir aqui para fazer o preventivo mais uma vez”, relatou.

Deixe seu comentário