Ellen Nascimento

Blog Jornalístico

Campanha de vacinação contra pólio e sarampo é prorrogada até sábado (1°)

Publicado em: 30 de agosto de 2018 | por: admin

A campanha de vacinação contra sarampo e poliomielite em São Luís vai se estender até sábado (1°). As Unidades Básicas de Saúde estarão abertas pela manhã, das 8h às 12h, para receber o público-alvo da campanha nacional, em mais um Dia D de Vacinação.

A população vai contar também com equipes de vacinação nos shoppings São Luís, Rio Anil e da Ilha, das 15h às 19h na sexta-feira (31) e sábado (1º), último dia da campanha.

A meta é vacinar 95% do total de 61.080 crianças de um ano de idade até menores de cinco anos que moram na capital Maranhense. No entanto, a assessoria de imprensa da SMS informou que, até esta quarta-feira, mostram que a cobertura vacinal contra a pólio na capital está em cerca de 68%, e contra o sarampo, em mais de 66%.

Poliomielite e sarampo

A poliomielite é uma doença infectocontagiosa grave, que pode causar sérias lesões que afetam o sistema nervoso, provocando paralisia irreversível, principalmente nos membros inferiores. A vacina contra a pólio é oral (gotinhas), e protege contra os três poliovírus (1, 2 e 3).

O sarampo é uma doença viral aguda grave e altamente contagiosa. Os sintomas mais comuns são febre alta, tosse, manchas avermelhadas, coriza e conjuntivite. A transmissão ocorre de pessoa a pessoa, por meio de secreções expelidas pelo doente ao tossir, falar ou respirar. A única forma de prevenção é por meio da vacina.

Deixe seu comentário