Ellen Nascimento

Blog Jornalístico

AGED e Prefeitura de Raposa fecham parceria para a realização do Projeto “Campo Limpo Ambiente Saudável “ Recebimento Itinerante de Embalagens Vazias de Agrotóxicos

Publicado em: 29 de outubro de 2015 | por: admin

Técnicos da defesa e inspeção vegetal da Agência Estadual de Defesa Agropecuária do Maranhão (AGED), órgão vinculado à Secretaria de Agricultura e Pecuária (SAGRIMA), se uniram nos dias 14 e 15 de outubro, à Agência Estadual de Pesquisa e Extensão Rural do Estado (AGERP) e a representantes de prefeitura municipais, no caso de Raposa, representado pela Secretaria de Agricultura para a realização do Projeto “Campo Limpo Ambiente Saudável, que trata do recebimento itinerante de embalagens vazias de agrotóxicos.

IMG-20151020-WA0017

Este trabalho é desenvolvido em parceria com o Instituto Nacional de Processamento de Embalagens Vazias de Agrotóxicos (inpEV), Associação do Comércio Agropecuário do Piaui (ACAPI) e Prefeituras Municipais.

A ação contemplou Raposa e segue nos  municípios ilha, que se destacam na produção de hortifrutigranjeiros. Na produção desses produtos são utilizados agrotóxicos para o controle de pragas e ervas daninhas, gerando assim, grande quantidade de embalagens vazias, que de acordo com a legislação vigente, devem ter uma destinação ambiental correta. Atualmente, essas embalagens vazias são descartadas na propriedade, gerando grande risco ambiental e à saúde humana.

IMG-20151020-WA0018

O objetivo do sistema de recebimento itinerante é viabilizar o cumprimento da legislação por parte dos pequenos produtores, simplificar o processo de recebimento, conscientizar e incentivá-los a devolver regularmente as embalagens vazias de agrotóxicos após a Tríplice Lavagem, facilitar a devolução das embalagens vazias e retirá-las do meio ambiente.

O projeto está realizando um trabalho educativo, por meio de treinamentos nas comunidades agrícolas sobre o uso corretos e seguro de agrotóxicos e destino final de suas embalagens vazias, direcionado aos pequenos produtores, com palestras, programas de rádios, internet e folders. Os pontos específicos de armazenamento temporários em cada município, foram definidos pelas prefeituras e comunidades locais. Em Raposa a data escolhida foi dia 14/10, das 13h30 às 17h30 na propriedade do senhor Humberto que fica localizada,na Rua do Bacurizal, s/n, Cumbique.

Deixe seu comentário